observatório das metrópoles

APRESENTAÇÃO

O Observatório das Metrópoles é um grupo de pesquisa que trabalha na forma de uma rede, e, reune pesquisadores de instituições dos mais variados campos, como por exemplo os: universitário, governamental e não-governamental. As equipes reunidas vêm trabalhando sobre 11 metrópoles e uma aglomeração urbana - Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém e a aglomeração urbana de Maringá, recentemente mais 4 metrópoles estão em processo de inclusão na rede Brasília, Florianópoles, Santos e Vitória. Atuamos identificando as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passa o país nos últimos 20 anos.

Além dos objetivos acadêmicos, o Observatório das Metrópoles mantém a sua intenção de aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que auxiliem os atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas.

Coordenação
Coordenador: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro – Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Doutor em Arquitetura (Estruturas Ambientais Urbanas) pela USP. Pesquisador I-A do CNPq.
E-mail: cesar@ippur.ufrj.br

 

©Observatório 2000 - 2007. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Nos3 - www.nos3.com.br
Webmaster: Ricardo Sierpe - rsierpe@ippur.ufrj.br
Contatos: Metrodata - metrodata@ippur.ufrj.br